O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) celebrou nesta terça-feira (25/11) 27 anos de emancipação com uma cerimônia que marcou a maior expansão da corporação até hoje. Com investimentos históricos, a corporação ampliou sua presença no interior, reforçou o efetivo e modernizou equipamentos e instalações, elevando a capacidade de atendimento à população.
Durante a solenidade, o Governo do Amazonas destacou o maior ciclo de investimentos já realizado no CBMAM, iniciado em 2019, com foco na modernização das operações e na ampliação da presença em todo o estado.
O governador Wilson Lima ressaltou que os investimentos impactam diretamente a segurança da população, garantindo maior agilidade e eficiência nas respostas a emergências.
“Ampliamos a presença da corporação, investimos em tecnologia e fortalecemos o efetivo. Quem ganha com isso é a população, tanto na capital quanto no interior”, afirmou.
Em 2025, o Corpo de Bombeiros dobrou sua presença no interior, passando de 11 para 22 municípios com estruturas permanentes. A expansão inclui os novos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs), criados em parceria com administrações municipais. Este ano, 16 novas bases foram inauguradas, e até 2026 estão previstas mais cinco unidades, ampliando a cobertura para 32 municípios, um crescimento de quase 200%.
O reforço operacional também contemplou convocações de concursados, aquisição de equipamentos e viaturas especializadas, modernização do Comando-Geral e das unidades regionais, além do aumento da frota de embarcações de atendimento fluvial. Desde o concurso de 2022, 53 oficiais e 400 soldados foram convocados, totalizando 185 já atuando e 212 em formação. Além disso, 564 concursados de 2009 foram incorporados, elevando o efetivo de 692 para 1.537 bombeiros em 2025, um aumento de 122%.
O comandante-geral, coronel Orleilso Muniz, destacou que a modernização proporciona respostas mais rápidas e eficazes à população.
“Estamos comemorando 27 anos de emancipação, 149 anos de história e um processo de expansão virtuosa. É a maior expansão da nossa história, que nos aproxima das comunidades mais distantes e garante serviço de qualidade em todo o estado”, afirmou.
Gestores municipais também celebraram os avanços. A prefeita de Maués, Macelly Veras, destacou que a chegada da primeira unidade da corporação ao município fortalece a segurança local.
“O Corpo de Bombeiros evitou recentemente que uma tragédia maior acontecesse. Maués sempre estará de portas abertas para investimentos que transformem a vida da população”, disse.
A cerimônia contou com a entrega da Medalha Imperador Dom Pedro II, maior honraria institucional, concedida a 54 autoridades civis e militares pelos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense. Estiveram presentes deputados estaduais, vereadores, representantes das Forças de Segurança e órgãos estratégicos do estado, reforçando o compromisso institucional com a população.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






