Prefeitura intensifica fiscalização para melhorar o trânsito em Manaus

Operações do IMMU percorrem diferentes zonas da capital para retirar veículos abandonados, combater o estacionamento irregular e garantir mais segurança e fluidez no trânsito.

Motoristas que circulam por Manaus devem perceber um trânsito mais organizado nos próximos dias. A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensificou as ações de fiscalização em diferentes regiões da cidade para retirar obstáculos das vias, combater irregularidades e melhorar a mobilidade urbana.

As operações fazem parte de um cronograma permanente do instituto e têm como foco garantir maior fluidez no trânsito, reduzir os riscos de acidentes e assegurar que ruas e avenidas permaneçam livres para a circulação de veículos e pedestres.

Na zona Norte, equipes do IMMU removeram três veículos abandonados no bairro Monte das Oliveiras. Os automóveis estavam sem condições de circulação e ocupavam irregularmente espaços públicos, comprometendo o tráfego e causando transtornos aos moradores.

Já na zona Centro-Sul, no conjunto Vieiralves, agentes realizaram uma operação voltada ao combate do estacionamento irregular. Durante a fiscalização, dois veículos foram autuados por estarem em desacordo com a legislação de trânsito, e os motoristas foram orientados a retirar os automóveis da via.

Na zona Sul, no bairro Petrópolis, a fiscalização identificou uma oficina mecânica que utilizava a rua como extensão do pátio para estacionar veículos. Os responsáveis pelo estabelecimento foram notificados e terão prazo de 48 horas para retirar os automóveis e armazená-los em local apropriado, devolvendo o espaço público à população.

Segundo o diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, as ações têm caráter preventivo e buscam garantir segurança para todos que utilizam o sistema viário da capital.

“Nosso trabalho é assegurar que as vias estejam livres de obstáculos que possam comprometer a fluidez do trânsito e colocar em risco a segurança da população. Veículos abandonados, estacionamentos irregulares e a ocupação indevida das ruas prejudicam a mobilidade urbana e aumentam o risco de acidentes. Por isso, seguimos atuando de forma permanente em todas as zonas da cidade”, destacou.

De acordo com o IMMU, as operações continuarão sendo realizadas em diferentes bairros de Manaus. Além de organizar o trânsito, a iniciativa busca conscientizar motoristas, comerciantes e proprietários de veículos sobre a importância do uso correto dos espaços públicos, contribuindo para uma cidade mais segura, acessível e eficiente para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da IMMU*

Por Leidy Amaral, da redação da Jovem Pan News Manaus