TSE decidirá validade da eleição suplementar em Roraima após vitória de Arthur Henrique

Candidato do PL recebeu 60,87% dos votos, mas registro da chapa segue sob análise da Justiça Eleitoral

O resultado da eleição suplementar realizada neste domingo (21), em Roraima ainda depende de decisão do Tribunal Superior Eleitoral para ser confirmado. O candidato Arthur Henrique (PL) foi o mais votado para o cargo de governador, mas sua candidatura permanece sob análise da Justiça Eleitoral.

Ao lado do candidato a vice-governador, subtenente Velton, Arthur Henrique recebeu 160.004 votos, o equivalente a 60,87% dos votos válidos, segundo a apuração concluída na noite de domingo.

A chapa formada por Soldado Sampaio e Tayla Peres, do Republicanos, ficou em segundo lugar, com 93.897 votos, ou 35,72% dos votos válidos. Já a candidatura de Nelita Frank (PT) e Bartô Macuxi (PSol) obteve 8.948 votos, correspondentes a 3,40% do total.

Apesar do resultado das urnas, Arthur Henrique e o vice não poderão ser declarados eleitos até que o TSE analise recurso relacionado ao registro da candidatura.

Registro da candidatura está em análise

O impasse envolve decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, que indeferiu o registro da chapa por entender que não foi cumprido o prazo legal de desincompatibilização, exigido para quem ocupa cargo público e pretende disputar uma eleição.

Arthur Henrique exercia o cargo de prefeito de Boa Vista e deixou a função após a convocação da eleição suplementar, realizada depois da cassação do ex-governador Antonio Denarium e do vice Edilson Damião.

O afastamento ocorreu dentro do prazo de 24 horas estabelecido por resolução do TRE-RR. No entanto, uma decisão do Supremo Tribunal Federal considerou esse prazo incompatível com a Lei Complementar nº 64/1990, que prevê período mínimo de três meses para a desincompatibilização em situações semelhantes.

Com isso, caberá ao TSE decidir se a candidatura atende às exigências legais e se o resultado da eleição poderá ser homologado.

Entenda a eleição suplementar

A eleição suplementar foi convocada após a cassação dos mandatos de Antonio Denarium e Edilson Damião. O pleito definiu os novos ocupantes do Governo de Roraima, mas a confirmação do resultado dependerá do julgamento da situação jurídica da chapa vencedora pelo Tribunal Superior Eleitoral.


Com informaçoes da Agência Brasil*

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus