Guindaste desaba durante montagem da Árvore de Natal em frente ao Teatro Amazonas

Um guindaste que trabalhava na instalação da Árvore de Natal no Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, caiu na manhã deste domingo (23), deixando pessoas presas. O Corpo de Bombeiros atua no resgate.

Um guindaste utilizado na montagem da Árvore de Natal do Largo de São Sebastião, em Manaus, desabou neste domingo (23), causando pânico e deixando algumas pessoas presas entre os escombros, próximo ao Teatro Amazonas.

O incidente ocorreu durante os trabalhos finais de instalação da tradicional árvore de Natal, que atrai visitantes todos os anos ao Centro Histórico da cidade. Testemunhas contaram que ouviram gritos de socorro, indicando que trabalhadores e operadores da máquina podem ter ficado presos ou feridos na área da queda.

O desabamento foi registrado de diversos ângulos por moradores. Confira:

 

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foram acionadas imediatamente e estão no local realizando o resgate das vítimas. A região foi isolada para proteger a população e permitir o trabalho seguro das equipes de emergência.

 

 

A equipe da Jovem Pan News Manaus solicitou nota a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa:

NOTA

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informa que, na manhã deste domingo (23/11), durante a montagem da árvore de Natal do Largo de São Sebastião, o guindaste da empresa responsável pela operação, que estava sendo utilizado para a colocação de módulos da estrutura, tombou.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e realizaram o atendimento de duas vítimas, funcionários da empresa responsável pela montagem, que ficaram feridas e foram encaminhadas para uma unidade de saúde da capital. Uma das vítimas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito ao chegar ao hospital. A outra segue internada, com quadro de saúde estável. O Governo do Amazonas lamenta pelo ocorrido e informa que está prestando toda a assistência às vítimas e famílias.

As primeiras informações apontam para a possibilidade de falha operacional como causa do acidente, o que será devidamente apurado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que por meio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), vai instaurar um Inquérito Policial (IP). A Secretaria de Cultura e Economia Criativa ressalta que a empresa contratada apresentou a documentação exigida para esse tipo de operação, que será entregue aos órgãos competentes.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.