Carnaval 2026: escolas de samba iniciam planejamento

Agremiações apresentarão propostas sobre jurados e regulamento. Preparativos seguem com prazo até 30 de novembro para ajustes.

As escolas de samba do Grupo Especial de Manaus iniciaram o planejamento do Carnaval 2026 em reunião realizada nesta terça-feira (25). O encontro estabeleceu diretrizes e prazos para decisões internas sobre organização do desfile, escolha de jurados e ajustes no regulamento.

Cada escola terá autonomia para propor mudanças no regulamento oficial e sugerir critérios de seleção do corpo de jurados. Além disso, as agremiações devem definir a direção geral responsável pela condução artística e organizacional dos desfiles.

As propostas consolidadas deverão ser encaminhadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que iniciará a fase técnica referente à infraestrutura do Sambódromo, logística e demais ações sob responsabilidade do Estado.

O prazo para que todas as escolas apresentem as propostas é 30 de novembro. A partir de 1º de dezembro, serão iniciadas as atividades com base nas definições entregues pelas agremiações.

O processo visa organizar e padronizar a produção dos desfiles, garantindo que o Carnaval 2026 ocorra de forma planejada e estruturada, com participação das escolas de samba em todas as decisões.

Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa

Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus