Manaus estuda implantação de QR Code em postes de iluminação para agilizar atendimento ao cidadão

Proposta prevê acesso direto a canal da ManausLuz para registro de falhas e manutenção na iluminação pública

A implantação de placas com QR Code em postes de iluminação pública de Manaus foi discutida em reunião de alinhamento realizada na sede da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), no bairro Aleixo.

A proposta prevê que os códigos permitam acesso direto ao canal oficial de atendimento da ManausLuz, concessionária responsável pelo serviço de iluminação pública. O objetivo é facilitar o registro de falhas, organizar demandas de manutenção e ampliar o controle das ocorrências.

Segundo a Ageman, a iniciativa foi encaminhada à concessionária como parte de ações voltadas à eficiência e à transparência do serviço.

O diretor-presidente da Ageman, Ebenezer Bezerra, afirmou que a medida busca facilitar o acesso da população aos canais de atendimento. “A proposta do QR Code nos postes é uma solução simples, mas que pode trazer ganhos significativos para a população e para a gestão do serviço. Nossa intenção é facilitar o acesso dos usuários aos canais de atendimento e tornar mais ágil a identificação e a resolução das ocorrências registradas”, disse.

O diretor-executivo de Regulação e Fiscalização dos Serviços de Iluminação Pública da agência, Everaldo Leal, informou que a proposta está inserida no processo de modernização da gestão do serviço.

“Estamos avaliando ferramentas que permitam maior rastreabilidade das demandas e mais rapidez na comunicação entre o cidadão e a concessionária. A implantação do QR Code pode representar um avanço importante nesse processo, além de contribuir para uma atuação mais eficiente das equipes de manutenção”, afirmou.

A ManausLuz informou que a proposta está em análise técnica. O gerente de contrato da concessionária, Carlos Mestrinho, afirmou: “Recebemos a sugestão com bastante interesse e vamos avaliar sua viabilidade operacional. Toda iniciativa que contribua para aprimorar o relacionamento com os usuários e tornar os processos mais eficientes merece atenção e estudo por parte da concessionária”.

Durante a reunião, também foram discutidas melhorias na iluminação de faixas de pedestres e passarelas, consideradas pontos estratégicos para a segurança viária.

Nos próximos dias, está prevista nova reunião com representantes da Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), da Prefeitura de Manaus, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), para definição de um planejamento das próximas ações.


Com informações da Agência Brasil*

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus