A vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) começou a ser aplicada nesta segunda-feira (15) em 148 unidades de saúde de Manaus. O imunizante é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é indicado para gestantes a partir da 28ª semana, com o objetivo de proteger recém-nascidos.
O município recebeu um lote inicial de 9 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O VSR é uma das principais causas de infecções respiratórias em crianças menores de 2 anos, como a bronquiolite, que provoca inflamação pulmonar, acúmulo de muco, chiado no peito e dificuldade para respirar.
Entre as unidades de saúde, oito possuem horário ampliado, funcionando até as 20h de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h aos sábados. Algumas unidades, como a USF Carmen Nicolau, na zona Norte, e a USF Maria Leonor de Freitas, na zona Oeste, atendem todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.
O objetivo da campanha é imunizar 80% das gestantes de Manaus, estimadas em 25.109 mulheres. A vacina, do tipo recombinante contra os vírus VSR A e B, é aplicada em dose única e deve ser repetida a cada gestação. Ela pode ser administrada junto com outras vacinas indicadas para gestantes, como influenza, mRNA contra Covid-19 e dTpa, desde que não haja febre moderada ou alta nas 48 horas anteriores à aplicação.
Para receber a vacina, a gestante deve apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e cartão de gestante ou de pré-natal. Na ausência desses documentos, são aceitos exames comprobatórios, relatórios médicos ou encaminhamentos de profissionais de saúde.
A relação de locais, com endereços e horários de atendimento, pode ser consultada on-line pelo link https://bit.ly/44pYdLU.
Com informações da Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






